PRF e Ibama resgatam 870 animais silvestres na região de Euclides da Cunha

vemvercidade 30 Abr, 2016 23:33 - Atualizado em 30 Abr, 2016 23:47
Operação Azul Cobalto resgatou 870 animais entre os dias 21 e 29 de abril, no norte da Bahia (Foto:
PRF/Divulgação Operação Azul Cobalto resgatou 870 animais entre os dias 21 e 29 de abril, no norte da Bahia (Foto:
Filhote de arara-azul-de-lear estava entre os animais resgatados
PRF/Divulgação Filhote de arara-azul-de-lear estava entre os animais resgatados
Objetivo da ação era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres
PRF/Divulgação Objetivo da ação era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres

 

Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resgatou 870 animais silvestres que estavam em condições de maus tratos no município de Euclides da Cunha e cidades vizinhas, na região norte da Bahia. Intitulada de Operação Azul Cobalto, a ação aconteceu entre os dias 21 e 29 de abril.

Segundo informações da PRF, o objetivo da ação era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, promover ações de educação ambiental durante as fiscalizações, e apreender utensílios e apetrechos utilizados na criação ilegal, na caça predatória e no tráfico de animais silvestres.

Os animais resgatados passarão por uma avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegradas à natureza, com devido monitoramento.

Dentro da ação, a PRF destaca o resgate de um filhote de arara-azul-de-lear, com suspeita de ter sido atingido por disparo de arma de fogo. O animal precisou ser removido de para o CEMAFAUNA, em Petrolina, município de Pernambuco, onde foi submetido a avaliações e passa bem. A espécie está ameaçada de extinção pelo alto valor comercial na rede de tráfico de animais silvestres.

Quatro semanas atrás aconteceu um operação similiar em Riacho da Onça/Queimadas

 

Da Redação VemVer Cidade  e com informações do G1 Bahia